Plano de Evacuação de Edifícios
No caso de edifícios multifamiliares, quer se trate de um edifício de um ou quinze pisos, é necessário estar preparado para saber responder a um alarme de incêndio, identificando todas as saídas possíveis do prédio, nomeadamente as várias escadas (caso existam mais que uma).
- Em caso de incêndio, usar sempre as escadas para sair, nunca optando pelo elevador. E no caso de alguém na família tiver dificuldade em descer degraus, deve-se pensar num plano de contingência para essa situação.
- O fumo de um incêndio é tóxico e mortal. Se em caso de incêndio todas as escadas estiverem tomadas por fumo impossibilitando a saída em segurança, deve-se ficar no apartamento e esperar pela chegada dos bombeiros.
- Nesse caso deve-se informar os bombeiros acerca da sua localização exacta e todos os ocupantes devem reunir-se numa divisão com janela para o exterior aguardando a chegada dos bombeiros. Deve-se ainda fechar (mas não à chave) todas as portas entre os ocupantes e o incêndio. Além disso, usar toalhas e fita adesiva para vedar o mais possível a porta e outras entradas de ar, de modo a impedir a entrada de fumo.
- Se possível devem-se abrir as janelas para que entre ar fresco. Mas não se deve partir os vidros, pois caso entre fumo para a divisão vindo do exterior, será difícil proteger-se.
- Para sinalizar a presença para os bombeiros deve-se acenar com uma lanterna ou um pano de cor clara na janela.
